Antes mesmo de conquistar o primeiro lugar no DemoDay, Igor Coelho já se considerava um vencedor. Para o responsável pelo GESUAS, plataforma para a gestão integrada do prontuário do sistema único de assistência social (SUAS), ter sido escolhido para participar do 3º ciclo de aceleração do BrazilLAB já foi uma vitória. “Porque logo vi que teria a oportunidade de interagir com empreendedores que tinham o mesmo propósito que nós. E, principalmente, porque poderia contribuir com soluções para que governos mudassem a vida das pessoas”.
No entanto, etapa por etapa, Igor foi avançando. Depois de ser uma das 33 startups selecionadas para o programa, o GESUAS esteve entre as 30 que concluíram o processo, passou para a Banca Pitch, chegou ao DemoDay e saiu dele como o grande vencedor. “A sensação de realização foi enorme, indescritível”, afirma o empreendedor.
Ele destaca, principalmente, a troca de experiências com os demais participantes ao longo do processo de aceleração: “as oportunidades que tivemos de encontrar os empreendedores fizeram a diferença. Pois era o momento de estar junto com outros gestores que vivenciam os mesmos desafios que nós, o que nos permitiu criar atalhos. O pessoal compartilhava o que deu certo e o que não deu, e isso foi precioso para aprimorar a nossa solução.”
Igor ressalta, também, o último módulo do ciclo de aceleração, focado em análise de impacto. Durante o encontro, os empreendedores e as empreendedoras tiveram uma verdadeira aula com Sérgio Lazzarini (Insper) sobre mensuração de resultados com foco em impacto social. “Pudemos refletir sobre modelo de negócio e principalmente sobre o impacto que causamos para o governo, para a população”, afirma o empreendedor, para quem a teoria da mudança “foi fundamental”.
De acordo com Lazzarini, a Teoria da Mudança se divide nas seguintes etapas:
À medida que ia vencendo etapas, Igor sentia a responsabilidade crescendo. “Antes de cada desafio, dava aquele friozinho na barriga. O mais difícil foi passar da banca pitch, porque, das 20 startups, só seis foram escolhidas”, conta o responsável pela GESUAS. De acordo com ele, ao descobrir que havia passado para o DemoDay, entendeu que já tinha “chegado aonde queria”.
Mas havia a última etapa, a grande final. E era preciso estar preparado. “No dia anterior ao DemoDay, pratiquei muito o meu pitch, fiquei das dez da noite à uma da manhã treinando. Porque ali eu sabia que não podia errar. Não podia escorregar na apresentação”. Igor conta que o propósito e os benefícios da solução, para ele, estavam muito claros; o desafio era fazer com que que estivessem claros também para todos.
No final, o objetivo foi atingido. Todos entenderam a importância da solução, que permite registrar informações relativas ao atendimento de assistência social de famílias; e que disponibiliza, para a gestão municipal, esses dados em tempo real e separados por regiões. “A conquista foi a cereja do bolo, porque muitas portas têm se aberto. E a visibilidade proporcionada pelo BrazilLAB tem trazido muitas oportunidades, também”, conta Igor.
Entre as oportunidades, está a implantação do sistema como piloto nos municípios parceiros do BrazilLAB. Afinal, havia muitos prefeitos e representantes do setor público no DemoDay, e todos se mostraram interessados pelo GESUAS.
Para Igor Coelho, todo esse processo representou um avanço determinante para a empresa. “Temos o propósito de sermos um instrumento para melhorar a vida das pessoas. Demos um ótimo passo, e agora estamos caminhando mais rápido”, conclui ele.
A quarta edição do Programa de Aceleração terá suas inscrições abertas em breve! Clique aqui para não perder nenhuma novidade. Você pode vir a ser uma das aceleradas do BrazilLAB e contar com uma rede de especialistas e gestores públicos em sua jornada!
Nosso programa tem como principal objetivo adaptar e validar as soluções selecionadas para que atendam às demandas de gestores públicos e resolvam os principais problemas enfrentados pelos municípios brasileiros. Faça parte!