PT EN
Logo BrazilLAB
GovTech Hamilton Alves Fábrica de Negócio DemoDay Programa de Aceleração BrazilLAB

Aproveitando ao máximo as mentorias e o Field Day: como a Fábrica de Negócio foi uma das vencedoras do DemoDay

15/04/2019

Hamilton Alves, CEO da Startup, compartilha os aprendizados colhidos ao longo do 3º ciclo de Aceleração do BrazilLAB.

Como você acompanhou neste texto, o DemoDay foi a última etapa do 3º Ciclo de Aceleração do BrazilLAB. Durante o evento, as seis startups finalistas apresentaram um pitch para uma banca formada por prefeitos, representantes do poder público e especialistas em GovTech. E três foram as vencedoras: UPSaúde, Fábrica de Negócio e GESUAS, que ficou com o primeiro lugar.

Para Hamilton Alves, CEO da Fábrica de Negócio, o DemoDay foi a coroação de uma “uma experiência ímpar”. Assim como Igor Coelho, do GESUAS, e Rodolfo Lira, da UPSaúde, ele entende que a troca de experiências entre os empreendedores e as empreendedoras, ao longo de todo o, foi o que a aceleração trouxe de melhor. “O BrazilLAB conseguiu juntar empresas de quase todo o Brasil, lideradas por cabeças diferentes. Os challenges eram diferentes, também, mas todos convergiam para um único objetivo: ajudar os governos a melhorar a vida das pessoas”.

A Fábrica de Negócio centrou esforços no desafio de Gestão de Pessoas. A solução apresentada foi o FN Payroll Audit, plataforma de Mineração de Dados que utiliza Inteligência Artificial para realizar auditoria na folha de pagamento de órgãos públicos – contribuindo para melhores práticas e o bom uso dos recursos públicos.

 

Mentores e Field Day como destaques

Hamilton Alves

De acordo com Hamilton, os módulos da aceleração contribuíram muito para o sucesso final. “O pessoal do BrazilLAB conduziu de forma altamente profissional cada encontro. Destaco também a qualidade dos mentores - a rede tinha um conteúdo muito bom, as reuniões com eles trouxeram vários aprendizados. A experiência foi a melhor possível”, conta ele, para quem a evolução de todos foi notável. “Tivemos muito apoio para a preparação dos pitches. Foi muito fácil notar a evolução de todos”.

Para o CEO da Fábrica de Negócio, outra etapa que fez a diferença foi o Field Day, em que empreendedores visitaram prefeituras e conversaram com gestores. “Isso abriu as portas de prefeituras do Estado de São Paulo. Pudemos tratar com secretários e diretores, o que ajudou a tirar muitas dúvidas sobre o nosso produto, sobre a implantação. Colocar a gente no campo, de frente com o público alvo, não tem preço”, afirma Hamilton.

 

Três anos de história em poucos segundos

Hamilton Alves

E quanto a estar entre as vencedoras? “Difícil tentar traduzir em sentimentos. Foi um turbilhão. Quando ouvi chamarem o nome da minha empresa, no espaço que percorri entre a minha cadeira até o palco passou o filme dos três anos da empresa”, compartilha o empreendedor. Ele valoriza a conquista pela qualidade das outras participantes. “Era um grupo de grandes soluções. Tivemos três escolhidas, mas podiam ser as trinta. Lá em cima, não me senti representando a Fábrica de Negócio, mas todo o grupo”.

E os próximos passos são promissores. “Nós estamos tendo uma demanda muito grande das prefeituras. Eu já imaginava que, depois do DemoDay, haveria uma procura, mas não sabia que ia ser tão forte”. O empreendedor já esteve em prefeituras do RJ e de SP. E a conquista repercutiu no Nordeste - sobretudo em Pernambuco, onde a Fábrica de Negócio está sediada. “Todo esse processo foi muito importante pra nós. Esperamos retribuir ajudando os gestores municipais a melhorar a gestão dos recursos públicos”, conclui Hamilton.

 

Gostou da história do Hamilton? 

A quarta edição do Programa de Aceleração terá suas inscrições abertas em breve! Clique aqui para não perder nenhuma novidade. Você pode vir a ser uma das aceleradas do BrazilLAB e contar com uma rede de especialistas e gestores públicos em sua jornada!

Nosso programa tem como principal objetivo adaptar e validar as soluções selecionadas para que atendam às demandas de gestores públicos e resolvam os principais problemas enfrentados pelos municípios brasileiros. Faça parte!

Veja Também:

Entender antes de atender e pés no chão:  as dicas de gestores públicos para startups  que querem vender para governos

Entender antes de atender e pés no chão: as dicas de gestores públicos para startups que querem vender para governos

Especialistas em inovação das Prefeituras de Itu e de São Paulo indicam características que consideram indispensáveis em empresas de Govtech

Contratação de inovação pelo governo - Um artigo de Guilherme Dominguez, no JOTA

Contratação de inovação pelo governo - Um artigo de Guilherme Dominguez, no JOTA

O Diretor do BrazilLAB traz, neste artigo, sua contribuição para o Marco Legal das Startups e o desenvolvimento do Termo de Colaboração para Teste de Inovação (TCTI).

Novidades de Govtech: o que ler, ver e ouvir  para ficar por dentro de tudo que acontece

Novidades de Govtech: o que ler, ver e ouvir para ficar por dentro de tudo que acontece

Preparamos uma lista de portais, blogs e podcasts para você não perder nenhuma notícia importante ou oportunidade.